Artigos sobre Depressão na infância e adolescência
Abaixo apresentamos um breve resumo de seis artigos científicos que podem auxiliar no estudo da temática "depressão na infância e adolescência" e os links para acesso aos mesmos de forma integral.
Artigo 1:
Depressão na Infância e adolescência - aspectos sociais
O artigo discute dois pontos: considerações sobre o conceito de depressão na infância e adolescência e a caracterização de quadros clínicos mais ou menos "puros" e outros de "reações depressivas" com aspectos menos nítidos ou "disfarçados" sob a forma de inquietações, rebeldia, queixas somáticas, fugas e condutas antissociais.
A autora procura pensar a criança e o adolescente depressivo não como um depositário passivo de algo externo a ele, mas sim, como algo que implica uma interação dialética entre a subjetividade, seu meio e os outros.
Disponível em:
Artigo 2:
Depressão na adolescência: uma problemática dos vínculos
As autoras discutem esse problemática, pelo viés psicanalítico da Teoria do Apego, pensando-a sob a perspectiva dos vínculos afetivos.
Na discussão observa-se que há uma associação importante entre o estabelecimento do um padrão de apego inseguro na infância e o desenvolvimento da depressão na adolescência.
Disponível em:
Artigo 3:
Depressão na infância e adolescência
As autoras do artigo discutem a depressão na infância e na adolescência, em uma perspectiva clínica e alertam para o excesso de diagnósticos e medicamentos psiquiátricos usados em jovens, que ainda estão em crescimento e desenvolvimento.
Devido as nuances sintomatológicas, enfatizam sobre a importância de encaminhamento ao especialista, devido a variabilidade e a mutabilidade dos fenômenos psicopatológicos nessa fase da vida.
A Depressão na infância é considerada uma condição grave pois ocasiona prejuízos na relação de crianças e jovens com a escola, a família e a sociedade.
Disponível em:
Artigo 4:
Depressão na infância e adolescência
O artigo trata da evolução do diagnóstico da depressão na infância e adolescência, e apesar de não relatar os critérios constantes no DSM-5, nos fornece e discute uma série de sinais e sintomas para esta faixa etária.
Disponível em:
Artigo 5:
Psicoterapias da depressão na infância e adolescência
O artigo faz uma revisão das formas de tratamento psicoterapêuticas mais utilizadas no tratamento da depressão na infância e adolescência, amplamente indicadas. Entre elas a Terapia Cognitivo Comportamental, as terapias de orientação psicodinâmica e a interpessoal, em formato individual, em grupo ou mesmo familiar, assim como as formas de orientação psicoeducacionais úteis.
Disponível em:
Artigo 6:
Terapia cognitivo-comportamental na depressão infantil: uma proposta de intervenção
O artigo propõe um protocolo terapêutico de aproximadamente 20 semanas de atendimento, baseado na terapia cognitivo comportamental para o tratamento do transtorno depressivo maior em crianças. O tratamento engloba psicoeducação, programação de atividades prazerosas, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, treino de habilidades sociais e envolvimento dos pais durante todo o tratamento.
Disponível em:
.jpg)


Comentários
Postar um comentário