Conhecendo a Deficiência Intelectual (DI) e a Inteligência Limítrofe (Borderline)

 



O que é Deficiência Intelectual?

            Transtorno com início no período do desenvolvimento, que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais, quanto adaptativos, nos domínios CONCEITUAL, SOCIAL e PRÁTICO.

            Déficits em raciocínio e abstração/generalização, assim como em dar conta das demandas do dia a dia para a sua idade (acadêmicas, funcionais e de socialização).

            Assim as principais características desse transtorno, segundo o DSM 5-TR(2023) é QI rebaixado e alterações na funcionalidade, que se configuram como:

A) déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e pela experiência - confirmadas por avaliação clínica e por testes de inteligência.

B) déficits em funções adaptativas, que resultam no fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais, independência e responsabilidade social - tais déficits limitam o funcionamento em uma ou mais atividades em casa, na escola, no trabalho ou na comunidade.

C) o início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.

Principais dificuldades:

  • na compreensão verbal
  • em memória de trabalho
  • no raciocínio perceptivo
  • em raciocínio adaptativo
  • em raciocínio quantitativo
  • pensamento abstrato/generalizações
  • eficiência cognitiva e aquisição de conhecimentos práticos
  • percepção de pensamentos, sentimentos e experiência dos outros
  • empatia
  • habilidades de fazer amizade
  • julgamento social
  • autogestão e cuidados pessoais
  • autocontrole comportamental
  • responsabilidades acadêmicas e profissionais
  • controle de dinheiro, tempo e espaço
  • interações sociais marcadas pela ingenuidade e infantilidade
  • são vulneráveis socialmente
Tudo é impactado com a DI.

    Durante a primeira infância apresentam Atrasos Globais no Desenvolvimento, ou seja, não conseguem alcançar vários marcos do desenvolvimento infantil.
       Na segunda infância e idade escolar, podem apresentar vários níveis de severidade nos domínios cognitivos, práticos e sociais - de leve a severos.
        Na adolescência, devido a ingenuidade, se tornam mais vulneráveis; também é preciso trabalhar a desinibição e inadequação comportamental, principalmente devido as mudanças hormonais e sua "falta de freio" (quando podem ser feitos tratamentos para inibição de hormônios).


        Assim, o DIAGNÓSTICO e a ESTIMULAÇÃO PRECOCE são essenciais para o prognóstico. O diagnóstico precoce deve ocorrer antes da fase escolar - senão já é tardio, devido a bagagem de deficiências acumuladas.

O que podemos fazer?

  • diagnóstico e estimulação precoce - primeira infância - atentar aos marcos do desenvolvimento
  • constatado o atraso, iniciar imediatamente a estimulação das habilidades deficitárias
  • investigar a origem para aconselhamento dos pais


Intervenções

Para os perfis Inteligência Limítrofe e DI Leve: 
  • Terapia Cognitivo Comportamental pode ser eficaz em alguns casos
  • Análise aplicada do comportamento 
Baseadas em estratégias de reconhecimento de comportamentos inadequados e reforçamento positivo para sua extinção ou modificação; instruções claras, diretas e simples; uso de recursos visuais para estabelecimento de rotinas e instruções, estratégias de desenvolvimento da independência etc.

Em educação, as estratégias visam a seguir o ritmo da criança (evitando provocar ansiedade, sensação de incompetência ou desinteresse); foco no que é mais importante em cada grupo de aprendizado desenvolvido - de modo a equipá-la para viver tão bem quanto possível de acordo com sua capacidade individual.

Acesso monitorado a internet pode ser utilizado como estratégia de estímulo.


Para os demais perfil (moderado, grave e severo):
  • o foco deve ser na melhoria da funcionalidade, quando possível, melhorando a independência do indivíduo
Contudo, estudos tem mostrado que, programas de intervenção precoce são capazes de prevenir o declínio no desenvolvimento cognitivo comumente observado, sem as intervenções.

Principais causas da Deficiência Intelectual e Inteligência Limítrofe:

Genéticas

  • Síndrome de Down
  • Síndrome do X-Frágil
  • Síndrome de Rett
  • Síndrome de Williams-Beuren
  • Síndrome de Angelman e Prader-Willi
  • Síndrome de Smith-Magenis
  • Síndrome de Miller-Dieker
  • Síndrome de Rubinstein-Taybi
  • Síndrome de Cornélia de Lange
  • Esclerose tuberosa
Ambientais

  • Exposição a agentes tóxicos
  • Síndrome alcoólica fetal
  • Intoxicações por chumbo
  • Infecções congênitas (Zika vírus, citalomegalovirose, toxoplasmose)
  • Lesão hipóxico-isquêmica
  • Prematuridade
  • Causas metabólicas (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia ferropriva)
Para mais informações:

Associação Americana sobre Deficiência Intelectual


Por: 
Priscila Esteves de Oliveira Baratela
Psicóloga e Neuropsicóloga Clínica
CRP 16/

Fonte: Miranda e Malloy-Diniz (2020). O escolar. São Paulo: Hogrefe.

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